ÁGUA

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

   O SAAE de Marechal Cândido Rondon é uma autarquia municipal, que em seus 48 anos de existência tem primado em oferecer água de qualidade à população do município. 

   Para atender a toda a população de Marechal Cândido Rondon, o SAAE distribuí em torno de 4.872.790m³ de água por ano. Toda essa água vem de 22 poços profundos e 5 minas os quais abastecem a sede e distritos do município.

Fases do sistema de água: 

1. Manancial: fonte de onde se retira a água (poços e minas).

2. Captação: conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a retirada de água do manancial.

3. Adução: transporte da água do manancial ou da água tratada. 

4. Tratamento: melhoria das características qualitativas da água, dos pontos de vista físico, químico, bacteriológico. São realizados em reservatórios e captações do SAAE.

5. Reservação: armazenamento da água para atender a diversos propósitos, como a variação de consumo e a manutenção da pressão mínima na rede de distribuição.

6. Rede de distribuição: condução da água para os edifícios e pontos de consumo, por meio de tubulações instaladas nas vias públicas. Manutenções e melhorias do sistema.

   Tão importante quanto às etapas de captação, adução e tratamento da água distribuída à população, é o sistema de manutenção do sistema de abastecimento desenvolvido pelo SAAE, que para tanto possui equipes especializadas e equipamentos apropriados, atendendo a cidade 24 horas por dia, por meio do telefone 3284-5900

Ações no sistema:

   Uma das diretrizes do trabalho do SAAE é universalizar o abastecimento de água. Guiado por esse propósito, o SAAE investe constantemente em obras de extensão de rede, para garantir à população rondonense o fornecimento de água de qualidade.

Controle de Qualidade:

   Um rigoroso controle da qualidade é feito através de coletas de amostras em todo o sistema de abastecimento. Estas amostras são analisadas pelo próprio laboratório do SAAE e por laboratório externo de referencia cumprindo criteriosamente a Portaria 2.914/2011-Ministério da Saúde, que tratam das normas e padrões da potabilidade de água destinada ao consumo humano. A qualidade da água é monitorada permanentemente, em diversos pontos da cidade. Os funcionários que fazem este trabalho de coleta para análise estão identificados com uniforme, usam crachá e o veículo apresenta a inscrição “SAAE”.

O SAAE, respeitando o Decreto Federal 5.440, publica todos os dados monitorados no Relatório de Qualidade da Água.